Dia Mundial do Diabetes

Mudança no estilo de vida é fator crucial para controlar a doença

Hoje, no mundo, mais de 193 milhões de pessoas convivem com Diabetes, mas não sabem e nem sequer foram diagnosticadas. No dia em que é lembrado o Dia Mundial do Diabetes a Associação Médica de Cascavel se mobiliza com a campanha que tem como intuito conscientizar a importância da prevenção e educação nos cuidados de pacientes com a doença.

Para se ter uma ideia, o diabetes atinge mais de 13 milhões de brasileiros – isso equivale a 6,2% da população adulta – de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

As mulheres correspondem ao maior índice se comparado aos homens (5,4 milhões para 3,6 milhões). A maior incidência é na faixa etária entre 65 e 74 anos (19,9%) e a menor, na idade entre 18 a 29 anos (0,6%). Mas, para os que têm mais de 75 anos, o percentual também é alto: 19,6% de prevalência da doença.

Neste ano, a SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) traz como mote “Família e Diabetes” que ressalta a importância do núcleo familiar na forma de lidar com a doença.

A data foi criada em 1991 pela Internation Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O dia 14 de novembro corresponde ao aniversário de Frederick Banting que juntamente com Charles Best, deu origem aos estudos da insulina no ano de 1921.

Desde o diagnóstico, a mudança no estilo de vida e a disciplina são necessárias. Por isso, pratique exercícios e tenha hábitos alimentares saudáveis.