No último sábado (23), o presidente da Associação Médica de Cascavel, Dr. Cristiano Mroginski e o conselheiro da AMC, Dr. Márcio Couto, juntamente com a Dra. Daniela Novelli, receberam na sede da entidade o médico Dr. Afrânio Bernardes conselheiro do CRM-PR.
Na ocasião, o Dr. Afrânio, que veio a Cascavel a convite da Gastroclínica, falou sobre a nova resolução para publicidade médica. O assunto é de extrema relevância para a comunidade médica.
As novas regras foram elaboradas pelo Conselho Federal de Medicina – CFM e contou com mais de duas mil sugestões em consulta pública, webinários e sugestões da sociedade médica.
A revisão da resolução entrará em vigor após 180 dias da publicação, dia 13 de setembro, e traz mudanças que permitem à classe a divulgação do trabalho em redes sociais, publicidade dos equipamentos disponíveis além de divulgação de imagens de tratamentos para caráter educativo, mas sempre preservando a identidade do paciente.
Aplica-se a nova lei para fatos que ocorreram antes da nova publicação e para fatos que ocorreram depois, os profissionais têm até seis meses para se adaptarem às mudanças.
A divulgação para a classe médica era muito restritiva e a resolução vem para ampliar a forma do médico se expor.
É importante também ressaltar que um dos pilares da resolução para publicidade médica é o conteúdo verídico, assim, as imagens divulgadas não podem ser editadas para que a informação seja transparente, também não é permitida a divulgação de forma sensacionalista.
Confira a reportagem completa: