Vê, estão voltando as flores
Vê, nessa manhã tão linda
Vê, como é bonita a vida
Vê, há esperança ainda, a primeira parte desta música de Paulo Soledade me faz reportar um fato lindo que está acontecendo na Associação Médica.
Todas as vezes que andava no pátio e em volta da piscina e do playground, percebia que as árvores eram poucas, o verde escasso, exceto a grama do campo de futebol.
No início de meu mandato fui chamado na sede da UNIPRIME e seus diretores me perguntara, em que podemos ajudar? Afinal a maioria dos nossos cooperados é frequentadora da AMC- Associação Médica de Cascavel, e precisamos mostrar que nós também estamos fazendo parte da vida de cada um dos associados.
Flores, embelezamento, conservação, promoções, esportes algo que nos faça participar mais trazendo alegria e sorrisos. Surgiu um planejamento com móveis, campeonato de Tênis e arborização.
Busquei nas revistas Plantas e Flores da Abril Cultural e na “Exótica” exemplos de flores que não fossem roxas, pois que me perdoem os amantes dessa cor mas prefiro cores vermelhas, amarelas, brancas, róseas e marcamos uma reunião “in loco” com o Claudino e Ailton”, andamos em todos os cantos e discutimos sobre ajardinamento.
Imaginei, a Associação Médica com o vozerio das crianças, o canto dos pássaros, as vozes dos pais que estariam de volta, para o futebol, o Tênis e o sol na piscina.
Ao ser avisado após assinatura de um contrato que os jardineiros tinham chegado, corri até lá e deparei-me com um grande caminhão baú lotado de sacos de adubo, terras especiais e muitas plantas em mudas e apetrechos para floricultura.
A alguns finais de semanas, fui procurado pelo Lourival Giansante e o Grupo “Amigo dos Rios” para plantar umas orquídeas nas árvores já existentes. É algo que já veem sendo feito em toda cidade e no entorno dos rios, um trabalho de formiguinha que vem dando resultado ou melhor flores por vários pontos da cidade.
Ao ver a música na internet, deparei-me com o Dr. Dimas Covas, Presidente do Butantan apresentando como sendo o Hino da Recuperação e a orquestra Brasil Jazz Sinfônica executando aquela música que estive ouvindo, cantada por Renato Braz em frente ao Instituto. Ele relembra que a música é um chamamento, um tributo a recuperação, revivendo após a pandemia. Pensando em flores reporto-me aos idos de 22 de março de 1982 em Baltimore, Mariland quando lá estive em curso de Medicina. No dia da chegada fomos para um hotel ligado à Universidade de John Hopkins, em frente ao hospital, no meio de uma larga avenida um canteiro sem flores, mas muito bem cuidado. Saímos à tarde e noite e fomos tomar um chopp para brindarmos a nossa chegada, eu Sonia e mais outros colegas.
Na manhã seguinte, era primavera acordamos cedo e fomos ao Hospital do outro lado da rua. Qual foi o nosso espanto e também alegria em ver que a primavera chegara, pois todas as plantas estavam floridas eram as hoyas, flores de cera, que tinham desabrochado de um dia para o outro, um espetáculo lindo e inesquecível. Vi aqui no Paraná espetáculos também bonitos que merecem ser citados, o empenho e a dedicação da Dona Elizabeth Kazuyo Nishimori Komori que com sua família trouxe mudas de cerejeiras e plantou-as entorno do lago e ruas próximas a Igreja São João Batista. Na época da floração muitos vão até lá para apreciar um belo espetáculo.
Em breve teremos a oportunidade de ver na Associação Médica de Cascavel, orquídeas, Strelitzias, bananeiras de jardim, alamandas amarelas, fórmios verdes, espirradeiras brancas, orquídeas, árvores no parque de diversão e araucárias , embelezando o nosso ambiente.
Quem sabe teremos a oportunidade de realizarmos cursos de cultivo de flores e ikebana para os momentos de lazer.
Enquanto estamos no vazio social, as plantas, são adubadas e irrigadas para crescerem e mostrar todo o seu esplendor.
E o nosso poeta termina os seus versos:
Vê, as nuvens vão passando
Vê, um novo céu se abrindo
Vê, o sol iluminando
Por onde nós vamos indo
Por onde nós vamos indo
Para completar esta coluna vejam no youtube a orquestra Brasil Jazz Sinfônica executando a música de composição de Paulo Soledade, cantada por Renato Braz em frente ao Instituto Butantan.
Dr. José de Jesus Lopes Viegas – CRM 5279
Presidente Associação Médica de Cascavel