A Educação a Instrução e a Vida

Todas as vezes que temos notícias de acidentes, crimes, maldades em escalas ficamos pensando, onde a escola errou.

A função da escola é ensinar?

Quando estudamos a etimologia da palavra ensinar surgiu no século XI na língua francesa enseigmer e no século XIII, na língua portuguesa vindo do latim insignare que significa indicar, designar, marcar com sinal.

Sinal em grego é Karakter.  Assim a escola é o lugar de ensino, aprendizagem. Ou será função de educar?

A palavra educar surgiu no século XIV como éduquer, do latim educare forma derivada de educere que contém ideia de conduzir no século XVII aparece em português e castelhano.

O iluminismo trouxe a ideia de progresso como sinônimo de educar.

Ou ainda poderá ser instruir que vem do latim instruere que no século XII era instruire no francês e no século XIV surge em português significando semear, lançar grão ao solo, daí veio a palavra construir.

Instruir nos últimos tempos tem sintetizado as posições pedagógicas avançadas.

Tudo isto não significa que sábios cientistas e estudiosos sejam pessoas de bons hábitos, honestos, caridosos e amigos. Jesus o Cristo sempre ensinou bons princípios baseados no amor ao próximo, mas muitos desde sua época não concordavam com seus ensinamentos, até o dia de hoje sempre observamos os cristãos seguidores do evangelho que praticam o bem, mas mesmo entre aqueles que se dizem cristãos estão sempre fazendo o mal e negligenciando a fraternidade. Se fizermos uma leitura nos preceitos e recomendações das várias religiões que conhecemos vamos constatar que todas elas pregam o bem, o perdão, e o amor ao próximo.

A família que forma o cidadão, não precisa ser a família tradicional em que fomos gerados, mas a família que nos acolheu com amor, carinho, aconchego, bons exemplos que representam os bons conselhos, para as crianças em fase de formação não é preciso falar basta ser o espelho, pois como diz o ditado popular: “ Exemplo vem de casa”.

Os médicos, os psicólogos podem ajudar quando as deformações, as distorções acontecem, e aqueles que estão educando serão os responsáveis pelas correções.

A educação moral e cívica, o respeito a pátria, aos professores e a família irá ajudar, mas só isso não basta, precisamos desenvolver os princípios de Ética, e de Moral Cristã, de Moral Judaica, islamita, budista, já que o mundo está globalizado permitindo um entrosamento instantâneo via Internet.

Não devemos, e também não adianta criticar tudo que observamos nos jovens, vamos fazer um retrospecto do nosso comportamento e quando achamos algo na rua e não procuramos devolver, quando furamos uma fila para andarmos mais rapidamente, quando o troco que recebemos, vem a mais e não devolvemos, quando trocamos um objeto por outro, só  para nos beneficiar, quando ficamos com um livro que nos foi emprestado e não devolvemos, se o dono não reclamar, estamos dando exemplos e sem perceber  aceitando a famosa lei de Gerson “Você sempre deve levar vantagem”. Reflitamos sobre o nosso dia a dia e pensemos que sempre é tempo de recomeçar.

Não deveria ser Manchete Nacional o varredor de rua que devolveu uma carteira com dinheiro achada no lixo?

Nem o empresário que pagou a escola para um jovem carente?

Os livros infantis ajudam a formação   do jovem quando este tem o objetivo de criar situações que direcionam os protagonistas para atitudes corretas.

Estamos vivenciando uma era de tudo divulgar, de tudo criticar, do politicamente correto e não podemos esquecer que somos responsáveis por aquilo que cativamos conforme afirmou Exupéry. Os filhos devem sempre ser orientados e mesmo os que já saíram de casa, que já são pais e mães devem ser alertados sobre o comportamento diante da sociedade, diante dos filhos e preparando a etapa espiritual que os espera após a passagem nesta vida.

Dr. Jesus Viegas – Presidente da AMC