Março Azul: campanha de conscientização da importância do diagnóstico precoce de câncer de intestino

O Março Azul é uma campanha de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer colorretal, uma doença que afeta o intestino grosso e o reto. A prevenção é essencial porque o câncer colorretal é uma das principais causas de morte por câncer em todo o mundo.

A prevenção do câncer colorretal começa com a adoção de hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada, rica em fibras e pobre em gordura saturada e açúcares refinados, e a prática regular de atividades físicas. Além disso, é importante realizar exames de rotina, como a colonoscopia, que permitem identificar lesões pré-cancerígenas ou câncer em estágio inicial, quando as chances de cura são maiores.

A conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer colorretal é fundamental para salvar vidas. Para o presidente da AMC (Associação Médica de Cascavel) , Dr. Cristiano Mroginski enfatiza tamanha importância da campanha.  “O Março Azul é uma campanha importante, que busca sensibilizar a população sobre a importância de adotar hábitos saudáveis e de realizar exames preventivos regularmente.

Com a conscientização e a disseminação de informações sobre o câncer colorretal, é possível reduzir a incidência da doença e aumentar as chances de cura, finaliza o médico.

Como surgiu a campanha?

A campanha Março Azul surgiu nos Estados Unidos, em 2000, quando um grupo de pacientes e profissionais da área da saúde se uniu para criar uma organização chamada “The Colon Cancer Alliance” (CCA), dedicada à prevenção e tratamento do câncer colorretal. A ideia era criar um mês de conscientização sobre a doença, similar ao Outubro Rosa (mês de conscientização sobre o câncer de mama) e ao Novembro Azul (mês de conscientização sobre o câncer de próstata).

Assim, em 2000, a primeira campanha Março Azul foi realizada nos Estados Unidos, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer colorretal. A campanha rapidamente ganhou destaque e foi adotada em outros países, incluindo o Brasil, onde a campanha é realizada desde 2017.

O uso da cor azul na campanha Março Azul está associado ao fato de que o câncer colorretal afeta o intestino, órgão que apresenta uma coloração azulada em imagens médicas. A cor azul também é associada à saúde e à serenidade, transmitindo a mensagem de que é possível prevenir e tratar o câncer colorretal com serenidade e cuidado com a saúde.

A Associação Médica de Cascavel é apoiadora da causa e reconhece a importância da conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer colorretal.